O mercado de ações é incerto por natureza e a possibilidade de ganhar ou perder muito dinheiro fazem dele um ambiente de alto risco. Porém, existem momentos históricos que entram para a história como referências de extremo sucesso ou fracasso nos investimentos.

Em 1929 ocorreu o maior crash da bolsa de valores da história, ocasionando uma das maiores crise financeiras dos Estados Unidos. Muitos investidores perderam tudo o que tinha na bolsa e a economia do país foi abalada e teve reflexo por todo mundo.

Desde então, várias obras cinematográficas retrataram essa época através de dramas, comédias e documentários, permitindo que outras gerações conhecessem essa história. Conheça abaixo alguns dos principais filmes que tratam do tema.

Um dos primeiros filmes que abordou o tema foi “A Grande Ilusão” (1933), dirigido por Robert Z. Leonard, que mostra a vida de um homem que perde tudo que tinha na bolsa e se envolve com contrabandistas para tentar recuperar seu dinheiro. Outro grande clássico é “A Estrada do Dinheiro” (1940), ganhador do Oscar de melhor filme, que retrata a vida de um corretor que lida com o choque do mercado após o crash da bolsa.

Mais recentemente, em 1987, o filme “Wall Street – Poder e Cobiça” retrata o mundo do mercado de ações em plena efervescência no final dos anos 80. Dirigido por Oliver Stone, o filme traz Michael Douglas interpretando um empresário ganancioso e manipulador que faz de tudo para dominar o mercado de ações.

Já em 2015, o filme “A Grande Aposta” conta a história de um grupo de investidores que percebeu a instabilidade do mercado e apostou contra a bolsa de valores, prevendo a crise que ocorreria em 2008.

Todos esses filmes retratam de formas diferentes o mundo do mercado de ações e como ele pode ser imprevisível. Apesar de serem obras de ficção, elas retratam um panorama realista do que pode acontecer no mercado financeiro. É importante aprender com esses exemplos e buscar entender a dinâmica desse mundo para maximizar nossos investimentos e garantir a segurança do nosso patrimônio.